O processo de fio a pavio
Descubra como o Doctusware pode transformar a gestão da sua clínica. Veja aqui alguns exemplos práticos.
Perguntas Frequentes
Geral, Acessos e Navegação
O que é o Doctusware?
O Doctusware é uma solução de gestão desenvolvida especificamente para clínicas de medicina dentária inteiramente na nuvem, eliminando preocupações com servidores, custos de manutenção e atualizações manuais.
Permite o acesso imediato a todas as funcionalidades essenciais a partir de qualquer lugar e a qualquer momento.
O que é necessário para aceder à aplicação?
O acesso pode ser feito através do site ou entrando diretamente pelo endereço específico.
Posso aceder ao Doctusware a partir do meu telemóvel?
Sim. Grande parte das funcionalidades é permitida a partir do telemóvel.
Posso fazer login com vários utilizadores no mesmo PC?
Sim, pode. No entanto, é necessário que cada utilizador use um browser diferente (por exemplo, um user acede pelo Edge e outro pelo Google Chrome).
Isto é necessário porque há informação que fica na memória do browser e não pode ser partilhada.
Se um profissional trabalhar em várias clínicas, como é efetuado o acesso?
Se o utilizador tiver acesso a mais do que uma clínica, ser-lhe-á apresentada uma lista das clínicas disponíveis para seleção.
Caso tenha apenas uma clínica atribuída, entrará diretamente no ecrã com a agenda.
Como é que as autorizações e acessos de um utilizador são definidos?
As autorizações e acessos são definidas através da "Posição", característica definida no Utilizador.
O que devo fazer se os menus laterais não aparecerem no meu ecrã?
É necessário reduzir o "zoom" no browser. Para ecrãs mais pequenos, como portáteis, o zoom adequado é de 80%.
O que é o Botão Doctusware (DW)?
O botão DW, presente nalguns ecrãs na parte inferior direita, dá acesso a funções específicas.
Por exemplo, no ecrã da agenda, o botão DW permite: Imprimir, Criar paciente, Tarefas, Lista de espera e Criar marcação.
Noutros contextos, poderá ter opções como Editar, Gravar, Mudar password, ou Importar/Exportar.
Gestão da Agenda e Marcações
O que é a Lista de Espera e a Sala de Espera?
A Lista de Espera destina-se aos pacientes que aguardam a marcação da consulta, seja por urgência ou por indisponibilidade dos médicos no momento.
A Sala de Espera é para os pacientes que já confirmaram a sua chegada (Status na Marcação).
O que posso alterar numa marcação utilizando a funcionalidade Drag&Drop na agenda?
A funcionalidade Drag&Drop permite alterar de forma simples o horário e/ou o profissional de saúde.
Como funciona o envio de SMS para confirmação?
O envio de SMS pode ser manual (pedido de confirmação a partir da marcação) ou automático (como lembrete no dia anterior ou a quem faltou).
O link da anamnese também pode ser enviado junto com a confirmação da 1ª consulta do paciente ou quando o campo "Atualizar história clínica" é assinalado na marcação.
É importante que a especialidade esteja preenchida na marcação para que o link da anamnese funcione.
Quais estruturas da clínica podem ser configuradas no Setup e Configurações?
Para além da informação base, é possível configurar: Filiais (caso a clínica tenha mais que uma localização, sob a mesma identificação fiscal),
Salas, Especialidades, Postos, Cargos e Permissões, e Utilizadores / Médicos.
Gestão de Pacientes e Dados Clínicos
Como é organizada a Informação Médica do paciente, nomeadamente a Anamnese?
A anamnese é configurada por especialidade. O paciente pode ter várias anamneses, dependendo da especialidade, e dentro da mesma especialidade pode ter várias versões (datas).
Quais são os métodos disponíveis para o preenchimento da Anamnese?
O preenchimento pode ser feito de três formas:
1. Via SMS (através de um link enviado na confirmação da 1ª consulta ou se for assinalado o campo "Atualizar história clínica").
2. Manualmente.
3. Através de mail ou para tablet.
Que tipos de diagramas para o Status Inicial são suportados para a área de Dentária?
O sistema suporta o registo do Status Inicial através dos seguintes diagramas: Odontograma, Periontograma, Risco Periodontal, Oclusão, Patologia Oral, Ortodôntico.
O Doctusware integra-se com o Cartão de Cidadão?
Sim, através da aplicação Autenticação.GOV disponibilizado pela Autoridade Tributária.
Planos e Tratamentos
Qual é a diferença entre um Plano de Tratamento e um Tratamento?
A criação de um Plano de Tratamento permite a consulta, impressão para aprovação, aprovação e execução do plano.
A criação de um Tratamento sem plano é similar, mas não gera orçamento nem necessita de aprovação.
O que são Planos de Pagamento e como estão ligados?
Os Planos de Pagamento podem ser associados ao Plano de Tratamento e são criados a partir deste. O pagamento do sinal é feito no momento da criação do plano.
Faturação e Obrigações Legais
É necessária alguma configuração para enviar faturas por mail?
Não é necessária qualquer configuração, pois a faturação por mail é enviada pelo próprio serviço de mail da Doctusware (noreply@doctusware.pt).
Contudo, é necessário selecionar a opção “faturas por email” nas fichas dos pacientes que receberão documentos por esta via.
Que obrigações legais de faturação são suportadas pelo sistema?
O Doctusware é um sistema certificado e cumpre as obrigações legais através da geração dos ficheiros SAFT e E-Fatura. É possível gerar um ficheiro XML para o SAFT para o ano indicado, e um ficheiro XML para o E-Fatura para o período indicado .